Melhores Práticas com Maintenance Plans – parte II

Continuando com a série de posts sobre Maintenance plans, iniciada no post Melhores práticas com Maintenance Plans, irei agora mostrar como criar um maintenance plan no SQL Server 2008 R2, porém os procedimentos descritos são idênticos nas versões 2008 e 2005.

Podemos criar os planos de 2 formas: manualmente ou através do wizard do SQL Server. Para o artigo, irei mostrar a criação através do wizard.

1 – Dentro do SQL Server Management Studio, expanda o côntainer Management e clique com o botão direito em Maintenance Plan e selecione “Maintenance Plan Wizard”:

2 – Na primeira tela que aparece, clique em next. Na próxima tela, iremos definir um nome para nosso plano e também agendar a execução do mesmo. Observe que nessa tela são apresentadas 2 opções: Separate schedules for each taks e Single schedule for the entire plan or no schedule. Essas opções questionam se o plano terá um agendamento diferente para cada task (tarefa) ou se será um agendamento único, onde as as tasks serão executadas em sequencia. Para nosso exemplo, irei selecionar um agendamento simples. Nessa tela também podemos configurar o agendamento do plano, clique em Change e configure a task de forma a atender sua necessidade:

3 – agendar o plano, clique em next. A próxima tela teremos que informar que tasks serão executadas pelo plano. Como iremos criar uma taks para execução diária, irei selecionar as tasks descritas na imagem abaixo:

4 – na próxima tela devemos informar qual a ordem de execução das tasks. Clique em next.

5 – A partir dessa tela (Define Reorganization Index Task), iremos configurar o comportamente de execução das tasks selecionadas. Essa tela e a próxima são parecidas, pois devemos informar em quais databases queremos que a task execute, porém cada uma terá opções de configuração diferentes, como pode ser verificado nas imagens abaixo. Recomendo deixar o padrão, isso irá funcionar na maioria dos ambientes:

6 – a próxima tela devemos informar se queremos registrar um relatório. Para nosso exemplo isso não é necessário. Clique em Next.

7 – A última tela do wizard mostra um resumo das ações que serão executadas. Ao clicar em Finish o plano será criado:

Assim terminamos a série de artigos sobre Melhores práticas com Maintenance Plans.

Abraços e até a próxima.

Melhores Práticas com Maintenance Plans

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s