Instalação de Named Instance no SQL Server

Tenho percebido que muitas pessoas tem dúvidas sobre o que são instâncias e como instalar uma instância nomeada (named) no SQL Server. Decidi, então, criar um artigo explicativo sobre o assunto, e mostrando o passo a passo para instalar uma named instance.

Instâncias são agrupamentos de recursos do SQL Server, cada uma operando com seu próprio Database Engine e também utilizando recursos compartilhados, como o Books Online.

No SQL Server existem 2 tipos de instâncias:

Default -> instância padrão, identificada como MSSQLSERVER. O acesso à essa instância é feita fornecendo apenas o nome do servidor;

Named -> instância nomeada, identificada pelo nome da instância. Para acessar uma instância do tipo named, deve-se fornecer o caminho SERVIDOR\INSTÂNCIA.

INSTALAÇÃO DE NAMED INSTANCE NO SQL SERVER 2008 R2

1 – Para instalar uma named instance, primeiro devemos abrir o SQL Server Installation Center e clicar na opção Installation, localizado no menu lateral esquerdo e no painel central, clicar em New Installation or add features to an existing installation.:

SQL Installation

2 – Após clicar na opção de instalação, a ferramenta irá realizar uma verificação no servidor, para checar a compatibilidade do mesmo com os requisitos necessários para a instalação. Clique em OK.

3 – Na próxima tela será solicitado a instalação do Setup Support Files. CLique em install e aguarde o término da instalação dos arquivos:

Setup Support files

4 – Na tela Installation Type, é solicitado informar se deseja realizar uma nova instalação ou adicionar novas features à instalação atual (lembre-se que, por padrão, a instalação de uma named instance significa que já existe uma instância default instalada, porém não é uma regra). Selecione a opção New installation or add shared features e clique em Next:

Installation type

5 – a próxima tela irá solicitar a chave do produto. No nosso caso, como já existe uma instalação, o campo Enter the product key irá aparecer preenchido, pois a chave foi informada na instalação da instância default. Se não aparecer, é porque é a primeira instalação no servidor, nesse caso preencha com os valores solicitados e clique em Next;

6 – Tela de licença. Aceite os termos e clique em Next;

7 – Na tela Setup Role é solicitado informar qual o papel será executado pelo SQL Server. Mantenha a opção padrão e clique em Next:

8 – Na tela Feature Selection, devemos selecionar os recursos que serão utilizados por essa instância do SQL Server. Percebam na imagem que alguns recursos já estão marcados, sem opção de alterá-los. Esses recursos são compartilhados pelas instâncias. Selecione os recursos que você necessita e clique em Next:

Feature selection

9 – Na tela Installation Rules o sistema de instalação verificará se algum processo irá impedir que a instalação prossiga. Caso esteja tudo ok, clique em Next;

10 – Chegamos no momento mágico ! Na tela Instance Configuration é onde iremos definir o nome da named instance. Por padrão, em um servidor com uma instÂncia default instalad, a opção Named Instance vem selecionada. Preencha a caixa de texto com o nome da instância e clique em Next (apesar da opção Default Instance permitir a seleção, caso exista uma instância default instalada, ao clicar em Next ocorrerá erro):

Instance

11 – Na tela seguinte, é verificado se há espaço em disco suficiente para a instalação. Caso positivo, clique em Next;

12 – Em Server Configuration, iremos fornecer as credenciais de inicialização dos serviços da named instance e escolher o collation do servidor. Como estamos fazendo uma instalação apenas de demonstração, irei selecionar uma system account, porém em ambiente de produção essa não é uma prática recomendável. Após setar as contas e escolher o collation, clique em Next:

Server configuration

13 – Na tela seguinte, iremos definir o modo de autenticação (Windows authentication mode ou mixed mode). Selecione a opção mixed mode e defina uma senha para a conta SA. Nessa tela também devemos informar os diretórios padrões dos systems databases e dos users databases. Para efeito de demonstração, deixarei com as configurações padrões. Clique em Next:

Database engine

14 – Clique em Next na próxima tela. Na tela seguinte (Installation Configurations Rule, é realizado uma última verificação para identificar se algum processo poderá impedir a instalação do SQL Server. Clique em Next;

15 – Na tela seguinte, é mostrado um resumo de todas as opções escolhidas para a instalação. Essas informações podem ser obtidas do arquivo ConfigurationFile.ini, mostrado no campo Configuration file path:. Clique em Install e aguarde o término da instalação:

Install

16 – a tela abaixo mostra que a instalação foi finalizada com sucesso:

Complete

17 – No SSMS, para acessar as informações da named instance recém instalada, basta digitar no campo Server Name: SERVIDOR\INSTANCIA, como mostra a tela abaixo:

Acesso

Espero que o artigo seja de grande ajuda.

Dúvidas, por favor, postem nos comentários.

Abraços e até a próxima.

Anúncios

10 comentários sobre “Instalação de Named Instance no SQL Server

  1. enfrentei um problema nesta segunda-feira que consistia no seguinte: ao instalar um novo servidor de sql server eu esqueci que deveria instalar uma named instance, então criei e configurei uma default instance. Agora como faria para mudar de unique instance para uma named instance?

    • Olá vitor, caso você não vá utilizar a instância default instalada, você pode remover a instância e instalar uma nova, sendo que na tela onde é solicitado informar o ome da instância, você clica na opção Named Instance e fornece o nome da instância. O resto do processo de instalação é idêntico. Caso queira, você também pode criar um alias server, apontando a instância atualmente instalada para um nome que você desejar, permitindo utilizar a instância instalada atualmente.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s