Big Data x Data Warehouse

Há alguns anos a tecnologia da informação tem sofrido grandes transformações, dada a necessidade cada vez maior das empresas em ter acesso às informações pertinentes ao seu negócio, de forma mais dinâmica. Acrônimos como Cloud Computing, ETL, SOAP, entre outros, são cada vez mais comuns na informática e atualmente temos visto com bastante frequencia o crescimento de um novo conceito: Big Data. Segundo o Grupo IDC, o mercado de Big Data irá crescer de $3.2 bilhões, em 2010, para $16.9 bilhões em 2015.

Mas o que significa Big Data ?

Big Data é um conceito onde o foco é o armazenamento de grandes volumes de dados, disponíveis para serem acessados a uma maior velocidade.

O conceito de Big Data pode ser confundido com projetos de Data Warehouse, que são depósitos de dados, onde aos dados são transformadas através de um processo de ETL (extract, transforming and load) e as informações resultantes desse processo são utilizadas para tomadas de decisões. A grande diferença de Data Warehouse com Big Data é a velocidade com que os dados precisam ser disponibilizados, uma vez que, em um projeto de Data Warehouse, o processo de ETL torna-se mais lento até que as informações estejam disponíveis.

O universo do Big Data possibilita o acesso à informação, através de diversos formatos de mídias (e-mails, vídeos, redes sociais, etc), porém a grande dificuldade encontrada nesse novo conceito é a falta de profissionais qualificados para gerir esse volume de dados, pois faz-se necessário um melhor gerenciamento dos dados, para obtenção de informações úteis e relevantes.

Abraços e até a próxima !

Anúncios

3 comentários sobre “Big Data x Data Warehouse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s