Considerações sobre o exame 98-364 MTA Database Fundamentals

Recentemente obtive aprovação no exame 98-364 – Database Fundamentals, obtendo a certificação MTA – Microsoft Technology Associate. Essa certificação é voltada para estudantes, que estão iniciando na carreira de banco de dados ou em outras áreas, como sistemas operacionais e desenvolvimento. Ela não é obrigatória para quem deseja obter as certificações MCSA ou MCSE, porém é minha opinião que todo profissional, que deseja se especializar em uma tecnologia Microsoft, deve obter essa certificação, pois acredito que ajudará o profissional a se destacar mais, mostrando seu empenho em se qualificar, consequentemente ajudando a disputar melhores colocações no mercado, porém como disse antes, essa é minha opinião.

Voltando a certificação, devo admitir que passar foi uma surpresa para mim, pois não me preparei adequadamente (na verdade, não me preparei), pois tive a tola sensação de achar que, por ser uma certificação voltada para estudantes, a prova seria fácil, falando apenas sobre conceitos de banco de dados, tipos de formas normais, etc, porém no momento da prova me deparei com questões sobre sintaxe de queries T-SQL e objetos do SQL Server (stored procedures, views, databases). Para minha sorte, realizei o exame usando meus conhecimentos e minha experiência, conseguindo a aprovação (pontuação mínima = 70, meu score = 70)!
É claro que fiquei orgulhoso de ter passado sem ter estudado, mas lição aprendida: jamais subestime um exame da Microsoft (ou qualquer outro).

Como dica para quem desejar realizar esse exame, estude queries T-SQL, tipos de linguagem (DML, DDL, DCL), o que são stored procedures, views e estrutura de banco de dados SQL Server (tipos de arquivos, filegroups).

MTA Certification

Bons estudos e até a próxima.

5 comentários sobre “Considerações sobre o exame 98-364 MTA Database Fundamentals

Deixe um comentário

